top of page

O projeto coordenado pela professora Adriana de Fátima Meira Vital, vem realizando atividades como palestras, jogos, leituras, brincadeiras, visitas técnicas para promover a reflexão dos alunos sobre seus valores, trabalhando a gênese, formação, propriedades e vida do solo, suas limitações e potencialidades, bem como a adoção de posturas saudáveis, éticas e humanísticas, potencializando atitudes sustentáveis e o entendimento da temática “solos” no dia a dia dos estudantes.

 

Também vem trabalhando a reverência e o sentimento de pertencimento desses estudantes pelo objeto de estudo, para desenvolverem uma consciência intensa sobre o solo, numa postura que trabalha de maneira holística a convivência com o semiárido.

 

Os estudantes aprendem a produzir tinta usando o solo como matéria-prima. A proposta contextualiza o ensino de solos no ensino  comprovando que dá para utilizar o solo como matéria prima para a confecção de tintas naturais. Os estudantes conhecem as técnica de produção e uso da tinta obtida a partir de diversos tipos de solos para ser utilizada como uma alternativa agroecológica nas pintura ornamentais e de casas.

 

A tinta é uma mistura de terra peneirada com água e cola branca e pode ser aplicada em superfícies de alvenaria, conferindo ao ambiente um aspecto rústico e natural. É uma alternativa para que famílias de baixa renda possam reduzir os custos na hora que necessitarem pintar suas casas ou outros ambientes. Podemos encontrar várias tonalidades no solo de nossa região, que é rica em cores para originar tintas com variedades de tons e texturas diversas.

Um espaço educativo e de pesquisa para o desenvolvimento e exposição de peças pintadas com tinta de terra. Nesse ambiente são desenvolvidos testes com diferentes aglutinantes, para dar visibilidade a formação de um produto sustentável e ecológico, totalmente natural.

Ateliê do Solo

Sobre nós

bottom of page